manual de sobrevivência para estudantes

1) Como andar em Santa Maria 

Partindo do pressuposto que você é como a grande maioria dos estudantes que chegam na cidade, você não tem carro. Então, vamos te ensinar algumas opções de como se locomover na cidade. E assim como quase todos estudantes, é importante aprender a andar de ônibus porque querendo ou não, é nele que você vai passar boa parte dos seus dias. 

Lembrando que o campus da UFSM em Santa Maria fica em Camobi, é um bairro que fica a pelo menos 10 quilômetros da área central e que poderia ser uma cidade. Para quem nunca andou de ônibus na cidade é importante saber que existem três linhas que levam até a UFSM (elas entram no campus e vão parando perto dos seus prédios de estudo): Universidade, Bombeiros - UFSM e T. Neves Campus. Essas linhas de ônibus podem ser divididas em Faixa Nova, que passa pela RSC-287 ou Faixa Velha, que passa pela 509. Para quem sai vai até o campus mesmo, não faz muita diferença se é Faixa Velha ou nova. 

Atualmente, a tarifa de ônibus custa R$ 3,90, mas assim que você tiver um comprovante de que é estudante, tem direito a pagar a metade do preço. Para isso é preciso ter a carteirinha da ATU que é a mesma que você vai usar na hora de embarcar no ônibus. Por isso, aqui vai um conselho e é bom ouvir a voz da experiência: quando você tiver recebido seu salário, mesada, patrocínio ou bolsa, já reserva o valor que vai gastar no mês e faz uma recarga no cartão. Sabe porque? Porque se não vai todo dinheiro em festa e depois você vai ter que quebrar o porquinho para pagar o ônibus. 

A ATU tem uma sede no próprio campus de Santa Maria e outra na Avenida Rio Branco, perto de onde saem os ônibus da linha UFSM. Também é possível fazer o pedido da carteirinha de estudante pelo site simsm.com.br. Para isso, é preciso ter em mãos os seguintes documentos: cópia do requerimento de matrícula, cópia do CPF, cópia da identidade e comprovante de residência. Se você mora com outras pessoas e não tem comprovante de residência em seu nome ou de seus pais, a pessoa cujo nome está no comprovante precisa fazer uma declaração e enviar com cópia da identidade. Se você enviar a documentação pela internet, depois de 72 horas úteis (mas quanto é isso? )é só ir em uma das sedes da ATU, fazer a fotografia para a carteirinha. Atenção, a foto é só na ATU do Centro. 

Horário de atendimento da ATU é de segunda a sexta, das 8h30min às 16h (centro) e das 9h às 15h no campus. 

Agora, vem uma dica muito útil para quem vai andar de ônibus na cidade: é um Urmob City, um aplicativo que mostra para vocês em quanto tempo o ônibus vai chegar na sua parada. Você vê o ônibus se aproximando e sabe se tem que correr muito ou se dá pra ir caminhando mais na manha até a parada de ônibus. Sim, aqui em Santa Maria é normal você chamar os pontos de embarque e desembarque de parada, todo mundo vai te compreender. Para usuários de ônibus também é importante acrescentar no seu vocabulário:

PARADÃO  - é um ponto de ônibus que fica na Avenida Rio Branco, bem no centrão da cidade, e onde passam muitas e muitas linhas de ônibus. É importante saber que os ônibus que vão para a UFSM param em um ponto na mesma quadra do paradão, mas fica a alguns metros, bem na frente de uma igreja, a Catedral de Santa Maria 

PEGAR UM BOMBEIROS - não começa a rir que não tem nada a ver com o que tu pensou. Aqui em Santa Maria se tu falar que vai pegar um bombeiros todo mundo vai entender: é a linha BOMBEIROS - UFSM. Para quem mora aqui, é quase óbvio. Mas se tu é novo é tá perguntando porque se chama bombeiros, aí vai a explicação: porque o começo ou fim da linha é na Praça dos Bombeiros 

VOU DESCER NO CORINTIANS - não tem nada a ver com futebol e nem com o time que você torce. Corintians é um clube que fica no Centro de Santa MAria e na frente dele, fica um ponto de desembarque de quem vem de Camobi para o Centro, onde muita gente desce. 

Em Santa Maria também tem o famoso azulzinho, que é o transporte seletivo. São veículos azuis, que fazem a linha UFSM, que passam pelas mesmas paradas mas você pode descer em qualquer parte, desde que no trajeto previsto. 

Além de ônibus, em Santa Maria você pode andar de táxi, de tele-moto, usar aplicativos de transporte como o Garupa e o Uber. 

2) Como festejar em Santa Maria

2) Como comprar comida em Santa Maria 

Santa Maria é considerada a capital do Xis (e ao longo do tempo morando aqui você vai entender o porquê) mas você não vai querer comer somente isso né? Por isso, você que acabou de sair da casa dos seus pais vai ter que aprender algumas lições muito importantes: 

1) Comida acaba e ninguém te avisa. E estraga. E precisa de cuidados importantes na hora de congelar alguns itens de alimentação, por exemplo. Vale lembrar que aqui em Santa Maria os supermercados não abrem em domingos. Então até sábado você precisa decidir se vai num churrasco com os amigos ou vai aproveitar para fazer um rango em casa para ir até o super e comprar os ingredientes necessários para não ter um domingo de jejum. Em feriados, às vezes abre - normalmente pelo turno da manhã - e às vezes não. A gente tá sempre noticiando quando os mercados vão abrir. O que pode funcionar em domingos e feriados são mercados menores, conveniências, armazéns e cia, os populares quebra-galhos. 

Na hora de comprar frutas e verduras, porque afinal, você vai querer uma refeição saudável, também é possível fazer feira. Em Santa Maria existe dias e locais para ir comprar itens de feira, além de produtos coloniais, durante uma caminhada ou na volta para casa, por exemplo. E para quem estuda no campus da UFSM, existem duas feiras que acontecem lá: a Feira Ana Primavesi, só de orgânicos, e a Polifeira. Não tem desculpa para não comer salada e frutas, é só achar um intervalo entre uma aula e outra e comprar os produtinhos mais saudáveis para sua alimentação. 

RU 

3) aplicativos que podem facilitar sua vida

- ufsm

- urmob

- delivery much, garupa, uber, easy taxi 

- sicredi 

- bancos

- spotted + tinder 

4) como se exercitar 

5) como fazer farra

Bom pessoal, estamos de volta com a série de dicas para os bixos, os novatos que vieram para estudar na nossa querida Santa Maria. Ontem falamos sobre como andar em Santa Maria e vocês lembram que a dica era guardar dinheiro para o vale-transporte. Bueno, se sobrou dinheiro você já pode pensar em comprar antecipado para uma dessas festas e que reúne os estudantes de Santa Maria. 

Se você já foi, ou pelo menos recebeu um convite para "BEBER NO BRAHMA", não pense que entendeu mal, é isso mesmo. Praça do Brahma é um nome popular para a Praça Saturnino de Brito, no Centro, onde é bem comum os bixos e seus veteranos se encontrarem na primeira semana de aulas para uma espécie de... integração? atividade extra-classe? 

Além disso, o DCE, diretório central dos estudantes, organiza atividades de recepção para a galera, entre elas uma festa do DCE, festa saudosa dos estudantes mais antigos da cidade. Antes, essas festas aconteciam na própria universidade mas como desde o ano passado é proibido a venda e distribuição de bebidas alcoolicas, o pessoal resolveu mudar o endereço da festa. Tem umas, como a do DCe, que a playlist tem a ver com rock ou samba. Mas para quem gosta de sertanejo, tem muita festa que é difícil de ir. Tem o BATATAÇO, organizada pela agronomia, a BORRACHARIA, organizada pelos cursos de engenharia, e o GALOPE, organizado pela veterinária.

TODAS ESSAS que a gente tá falando acontecem neste mês. Vocês vão ver que ao longo do semestre, do ano e da graduação muitas festas de nomes que hoje parecem engraçados vão integrar o vocabulários de vocês e deus colegas. 

Além disso, em Santa Maria tem muita coisa legal para curtir e não necessariamente fazem parte da vida noturna: a Vila Belga, onde em alguns domingos ocorrem feiras de ruas, o Planetário e o Jardim Botânico, que ficam na na própria UFSM, ainda no campus da universidade tem o Viva o Campus, onde toda turma se reúne para tomar mate, curtir shows ou até mesmo dar uma caminhada pelo campus. Para quem é mais ligado em natureza e esporte, aqui em Santa Maria tem clubes que organizam trilhas, de diferentes níveis de dificuldade, além da barragem, que além de ficar em uma paisagem linda é possível praticar o stand up paddle. 

6) como não se endividar

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Quase 600 empresas de Santa Maria podem perder o direito ao Simples Nacional Anterior

Quase 600 empresas de Santa Maria podem perder o direito ao Simples Nacional

177 vagas de empregos e estágios para segunda-feira em Santa Maria Próximo

177 vagas de empregos e estágios para segunda-feira em Santa Maria

Geral